top of page

Deputado Federal pelo Ceará, Matheus Noronha, participa de apresentação do Projeto "Lixo Zero Social 10"



O Deputado Federal pelo Estado do Ceará, Matheus Noronha, participou no ultimo dia 10 de abril de 2024, de reunião de apresentação do Projeto "Lixo Zero Social 10"


A apresentação foi feita pela CESB – Confederação do Elo Social Brasil através de seu Diretor Presidente Jomateleno dos Santos Teixeira e sua equipe técnica.


O parlamentar se fazia acompanhar pelo Prefeito do Município de Boa Viagem, e durante a apresentação, concluiu-se que, segundo o Deputado e também o prefeito, o projeto é muito bom, no entanto, no estado do Ceará as prefeituras não estão tendo despesas com a destinação do "lixo" que praticamente todo é destinado a lixões que geram custos.


Segundo o prefeito do Municipio de Boa viagem, eles contam ainda com uma verba estadual de R$ 680,00 (seiscentos e oitenta reais) para cada catador e isto ao ver dele prefeito vem resolvendo o problema.


O interesse demostrado pelo prefeito foi de destinar ao Sistema INER apenas o chorume e os resíduos sólidos molhados, que eles não conseguem selecionar.


Foi esclarecido tanto para o prefeito como para o Deputado a necessidade que teríamos para dar uma destinação correta aos resíduos, sólidos e que desta feita, se faz necessário termos uma população mínima de um milhão e duzentos mil habitantes, sem o que o projeto se inviabiliza.


Debateu-se também qual seria o valor a ser cobrado, esta resposta foi até quanto simples, se não temos os estudos residual não temos como saber qual o equipamento final se estaria utilizando e sendo assim, tecnicamente é impossível partir para um orçamento de quanto realmente custaria a destinação final.


Foi sugerido pelo parlamentar e pelo prefeito que o sistema INER poderia fazer estes estudo com relação ao poder calorifico dos resíduos, porem novamente foi esclarecido aos mesmos que, sem licitação não se tem segurança jurídica e sem segurança jurídica não existe investimento.


Reunião altamente satisfatória e com certeza terá desdobros quando da criação do Consórcio Municipal específico para destinação de Residuos sólidos no Estado do Ceará.


Foi um brilhante trabalho de nosso Procurador do Ceará Germano, no entanto não se fez as apresentações dos demais projetos, vez que o projeto pautado foi apenas o "Lixo Zero Social 10"




28 visualizações0 comentário

Comments


logo_elo_social-04.png
bottom of page